Mosquiteiro para camping: veja para que serve e qual a sua importância

Quem vai acampar deve se preocupar com uma questão muito importante e que, se negligenciada, pode acarretar em uma grande dor de cabeça. Trata-se do mosquiteiro para camping, uma ferramenta essencial para os campistas que gostam de passar um período em contato com a natureza, mas não querem o incômodo dos mosquitos picando o tempo todo.

Um mosquiteiro ajuda muito a quem vai acampar, já que os insetos são elementos constantes na mata. Por exemplo, os pernilongos se alimentam principalmente das seivas das plantas, sendo o sangue humano e de animais um alimento não muito presente em seu cardápio, mas que se mostra muito atrativo para esses bichos. Outro fator que atrai os mosquitos é a luminosidade noturna e o calor, condições fundamentais para quem deseja acampar de verdade.

O mosquiteiro está presente hoje em dia especialmente em barracas, mas também poderá ser instalado em redes e até mesmo em camas. No caso do camping, você pode adquirir diretamente uma barraca com a tela que preferir, ou então, comprar uma tela que se adeque à sua barraca. Há ainda aqueles produtos já próprios para proteger você e os seus amigos ou familiares a durante a noite de sono.

Tipos de tela para dar proteção durante o camping

Atualmente há dois tipos de telas, com características específicas que as diferenciam uma da outra. Veja a seguir mais detalhadamente:

  • Tela comum: este formato é muito similar aos mosquiteiros caseiros e também aos tules instalados em camas e berços de crianças. Essas telas impedem praticamente todo e qualquer tipo de inseto, penetrando apenas aqueles muito pequenos. A vantagem é que esse mosquiteiro permite uma maior ventilação do ar no local. Sugere-se que a tela seja instalada em ambientes que não possuam microinsetos nem haja muito calor.
  • Tela no-seeum: esta tela possui uma trama extremamente densa, o que vai permitir que a barraca proteja você de qualquer inseto, mesmo os bem pequeninos, e também as formigas doceiras, que não são muito comuns em acampamentos, mas podem aparecer. Porém, como há pouca ventilação nesse tipo de tela, que é ultra fechada, não é recomendável a sua instalação em locais muito quentes.

O que você deve considerar na hora de comprar um mosquiteiro

De uma maneira geral, existem muitas marcas no mercado que destacam as telas mais densas como aquelas que também oferecem maior privacidade, já que ninguém do lado de fora consegue enxergar nada do que acontece dentro da barraca. Contudo, isso também ocorre de dentro para fora devido à falta de transparência da tela. Ou seja, você também não vê o que está acontecendo do outro lado, o que pode ser um incômodo em determinadas situações.

Outro elemento que afeta essa questão é a luminosidade dentro e fora do local. Por exemplo, durante o dia, nada será visto de fora para dentro, enquanto que à noite será impossível ver de dentro para fora. Em último caso, sempre que a barraca estiver iluminada, alguém do lado externo conseguirá ver o que acontece na área interna, portanto, tome alguns cuidados na hora de se trocar.

No caso das redes, o mosquiteiro é mais maleável e pode ser instalado sobre a rede, que poderá ser colocada no alto, entre duas árvores, em especial em regiões de floresta. Assim, o seu local de dormir ficará mais longe do solo e, consequentemente, distante de alguns insetos e répteis. Uma sugestão: procure redes com o mosquiteiro já incorporado, pois isso facilitará e tonará mais rápida a montagem da rede.

Sugestões práticas para você espantar os mosquitos no acampamento

Além de manter os mosquiteiros e telas sempre fechados, vale seguir outras dicas para impedir que os insetos entrem em sua barraca ou circundem a sua rede ou saco de dormir. A primeira sugestão é para que você faça uso de roupas claras sempre que possível, pois a roupa escura costuma chamar a atenção do mosquito.

Outra recomendação fundamental é evitar manter água parada nas redondezas do seu acampamento. Isso porque, especialistas afirmam que até mesmo as águas que ficam paradas na floresta e nas áreas de camping podem acumular as larvas e fabricar os mosquitos, entre eles o que transmite a dengue, muito perigoso para a nossa saúde.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply