Colchonete para Camping – Quais Os Melhores Modelos, Preços e Onde Comprar

Acampar proporciona uma sensação maravilhosa, afinal, o contato com a natureza é direto e único, sem as tecnologias e as facilidades da vida urbana, em uma grande oportunidade de se conectar a si mesmo. Só que é importante ir preparado e seguir alguns cuidados para não sentir tanto a exposição a um ambiente em que se tem pouco costume.

Dentro disso, uma preocupação é quanto ao que utilizar para dormir. Já se sabe que a noite não será no conforto de seu quarto, mas nem por isso é necessário sofrer no chão duro. Há várias opções e modelos de colchonetes para camping que podem ser escolhidos dependendo do seu objetivo e de quanto tempo ficará no acampamento. Por exemplo, se você fará longas caminhadas, não é recomendável adquirir um colchonete muito grande, que pode se tornar um estorvo no passeio, sendo indicadas outras opções.

Neste artigo falaremos sobre o que pensar quando for comprar um colchonete, que materiais podem acompanhá-lo e os modelos e preços existentes.

colchonete fechado

O que levar em conta na hora de escolher um colchonete

A grande vantagem do colchonete para acampar é quanto ao seu baixo preço. Além disso, ele é muito leve e ocupa pouco espaço no veículo e nas mochilas, podendo ser indicado em locais com pouca estrutura ou para longas trilhas e dias acampando. O problema é que, por ser muito fino, não proporciona muito conforto na hora de dormir.

Outra questão é que, caso o camping seja feito no verão, o colchonete pode ser usado sozinho, mas, se o acampamento for no inverno, é recomendável que seja colocado embaixo um isolante térmico. Esse objeto é uma espécie de tapete fino, feito de espuma ou EVA, que serve para evitar que você coloque o corpo diretamente no solo. Revestido por uma manta de alumínio, o isolante térmico ajuda a manter a temperatura do seu corpo, afugentando o frio noturno. De baixo custo, um isolante térmico pode ser encontrado na internet a partir de 30 reais. Com zero conforto, é recomendado que seja usado justamente com um colchonete, ou então com um saco de dormir.

Além do colchonete e do isolante térmico, o ideal é que você leve para acampar algo para cobrir, um lençol ou cobertor, já que ele só serve para ficar embaixo do corpo. O problema é que isso pode inviabilizar o transporte, já que pode ficar muito pesado.

Uma sugestão para compactar espaço e facilitar a viagem é combinar um colchonete com um saco de dormir, uma maneira mais prática e que não pesa muito para transportar. Um bom saco de dormir pode ser adquirido por valores a partir de 100 reais (há modelos que podem passar 2 mil reais) e irá garantir que você não passe frio, já que ele aprisiona dentro dele o calor do seu corpo, mantendo uma temperatura agradável, como se fosse uma garrafa térmica. Há dois tipos de saco de dormir: o envelope, que é um retângulo com um zíper lateral; e o sarcófago ou múmia, que fica mais justo ao corpo, sendo que a parte dos pés é mais estreita do que o tronco. Na hora de comprar um saco de dormir, se atente ao material (fibra natural, mais quente, ou sintética, que pode ser molhada) e à classificação de temperatura, que deve estar na etiqueta.

Alguns especialistas no assunto afirmam ser mais indicado levar para acampar no inverno o colchonete, o saco de dormir e o isolante térmico, tudo para evitar com que você venha a sofrer com as baixas temperaturas da noite.

Modelos de colchonetes e preços

Há vários modelos de colchonetes, que podem ser adquiridos em hipermercados, lojas especializadas e também na internet, em sites variados. Tem colchonetes para casal, de pano, autoinfláveis, camuflados, entre outros, que custam entre 30 e 200 reais, dependendo do tipo, da marca e da forma como ele é produzido.

Se a opção é puramente calcada no conforto, talvez o mais indicado seja adquirir um colchão inflável, que tem um preço médio entre R$ 100 e R$ 400. Porém, esse tipo de colchão é mais indicado para ser utilizado em campings com mais estrutura, onde o acesso se dará por automóvel. Isso ocorre porque eles são mais pesados e ainda vão precisar de algum tipo de inflador, mecânico ou elétrico, para enchê-lo, o que pode inviabilizar o seu uso caso você vá acampar em locais mais distantes e de difícil acesso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply