Barraca de Camping: Como escolher a barraca ideal?

Já pensou ficar no meio a natureza sem o barulho da cidade grande? Dos carros passando, sem se preocupar em abastecer, ir ao mercado ou com o cachorro do vizinho latindo? Acampar pode te garantir uma enorme sensação de paz! Mas se escolher a barraca de camping errada poderá ser uma experiência nada agradável!

Se você está pensando em se aventurar em um acampamento, precisa ler esse artigo! Aqui colocamos todas as dicas para que você escolher a barraca ideal: sem vazamentos, com o equipamento certo e bem confortável! Veja só:

montando barraca

Barraca de camping ideal: para onde você vai?

Escolher a barraca de camping ideal para o seu acampamento é a peça chave para evitar imprevistos. Afinal, nada mais desagradável do que uma barraca que não aguenta chuva ou ainda que não caiba sua bagagem, não é mesmo?

Portanto, antes de qualquer coisa responda essas questões:

  • Como é o local do acampamento? (clima, possibilidade de chuva, terreno e outros pontos);
  • Quantas pessoas vão dividir a mesma barraca?
  • O veículo ficará próximo ao acampamento ou terá que andar muito?

Com essas respostas você já conseguirá definir qual a barraca de camping será ideal! Vamos ver em mais detalhes?

Tamanho da barraca

Alguns modelos de barracas possuem o avanço, que é feito pensando na bagagem de cada pessoa que irá dormir ali. Caso a sua não tenha esse espaço, leve em consideração que a bagagem ocupa o mesmo lugar que uma pessoa. Por exemplo, se você precisa de uma barraca para 2 pessoas, compre uma com capacidade para 3.

Se você for acampar com poucos amigos, pensem na possibilidade de dividir a mesma barraca. No entanto, lembre-se: quando maior a barraca, maior será o seu peso.

barraca de camping

Material

O material e a estrutura da barraca podem variar de acordo com o local que será o acampamento.

A estrutura pode ser de alumínio ou de plástico. O alumínio é muito mais resistente, sendo indicadas para locais onde há muito vento, pois são muito mais firmes. Se o local não possui tanta incidência de vento, pode optar pelas estruturas de plástico, que também são resistentes e possuem um preço mais em conta.

Os fixadores, também conhecidos como specks, precisam ficar firmes no chão. Conhecer o terreno será crucial para conseguir fixá-la no chão. Se o local for muito duro, não arenoso, prefira os de alumínio. Se o terreno for mais fofo ou arenoso, pode levar o speck tradicional. Por outro lado, há um modelo de barraca chamado iglu que não necessita dos specks.

Prefira as barracas impermeáveis, com coluna de água acima de 1000mm. Para evitar entrar água, a costura precisa ser selada, caso contrário, é bem provável que você acorde com uma goteira!

Atente-se também ao sobreteto! Há barracas em que é completo e outras parcial. Esse detalhe também pode resultar em goteiras e vento.

Peso da bagagem

Como dito anteriormente, quanto maior a barraca, maior será o seu peso. Contudo, desconfie de barracas leves demais, isso pode ser um indício que ela não é reforçada com o sobreteto, por exemplo.

Equilibre o tamanho adequado com o seu peso. Se o seu veículo ficará próximo ao acampamento, talvez não seja um problema ter uma barraca pesada. Mas se você irá andar bastante com ela nas costas, é melhor escolher um modelo mais leve, porém que ofereça proteção.

Algumas marcas tentam economizar no peso fazendo barracas mais baixas ou ainda com menos zíperes. São bem leves, mas talvez a questão da ventilação pode ser precária ou ainda não tenha tanto espaço para que você se sinta mais confortável durante o sono ou pela manhã.

Na questão peso VS. conforto, é bem provável que você tenha que escolher um dos dois lados. E você já entenderá o motivo!

Conforto

Há modelos de barracas que pesa menos de 3kg e geralmente são para duas pessoas apenas com mochila e saco de dormir. São ótimas para quem irá fazer trilhas a longas distâncias ou até subir montanhas. Mas não são confortáveis! Afinal, elas são menores, não cabem tanta bagagem dentro e provavelmente não será possível entrar em pé, apenas sentado.

Alguns modelos são muito mais espaçosas e confortáveis, como as que possuem o avanço. Por outro lado, são bem mais pesadas. Essas modelos são mais indicadas para quem vai passar um longo período em um determinado acampamento, sem ter que levá-la nas costas por longas trilhas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply